top of page

O Detetive Profissional 

Private-Investigations-1300x650.jpg
ass 3.jfif
LGPD.png
surveillance.jfif
24-07 line.png

Como avaliar e escolher um professional apto e com experiência

Educação
A maioria dos investigadores no Brazil não são  obrigados a seguir uma formação especial e de dever passar um exame para obterem uma licença. Eles podem fazer um curso universitário ou extra profissional privado,aonde devem aprender técnicas de entrevista e interrogatório, métodos de vigilância e encobrimento, redacção de relatórios, leis, tratamento de provas, etc. Os investigadores de fraude e financeiros, especialistas forenses e examinadores de informática têm os seus próprios cursos e certificações, assim como os investigadores de incêndio e incidentes. Ex-policias e ex-investigadores militares trazem consigo uma gama diversificada de cursos e conhecimentos relacionados.

Aqueles que vêm com diplomas universitários irão provavelmente proporcionar-lhe uma experiência mais refinada. Produzirão melhores relatórios e terão uma melhor percepção do caso, especialmente se a sua educação estiver relacionada com a área de especialização que o seu caso requer, ou em geral com a criminalidade, direito, serviços sociais ou psicologia. Além disso, serão mais propensos a evitar cometer quaisquer actos ilícitos e a manterem-se a padrões profissionais mais elevados.

Experiência
Ter  anos de experiência de trabalho na indústria privada ou uma vasta experiência de investigação privada poderiam ser indicadores mais fiáveis da qualidade do serviço que irá receber. Se necessitar de um tipo específico de investigação, peça essa experiência específica. Há muitos grandes investigadores com formação financeira, de seguros, jornalística e de recursos humanos, que podem apresentar resultados excepcionais nas suas áreas de especialização. Informe-se também sobre as competências das pessoas, compreensão da natureza humana, inteligência de rua e capacidades de improvisação, bem como capacidades analíticas e de observação.

Assistência aos tribunais
Mesmo que não pense que o seu caso acabará em tribunal, é melhor saber que a empresa que contrata compreende o sistema, conhece as leis, e tem experiência na preparação e no depoimento em tribunal. Verifique também se o investigador tem alguma "bagagem" que possa desqualificar ou levantar dúvidas no seu testemunho. Finalmente, se e quando chegar a altura, o seu investigador deve estar contactável e disponível para comparecer no tribunal e prestar um testemunho profissional e preciso.

Segurança & Confidencialidade
Nesta era digital, muita informação é armazenada em computadores e servidores, e é partilhada através de correio electrónico e mensagens de texto. A empresa de investigação deve dispor de práticas para salvaguardar a sua informação e utilizar meios de comunicação seguros consigo. Devem também ser facilmente alcançáveis em caso de emergência. Não quer perseguir a empresa pelas suas provas durante a preparação de uma audiência judicial ou por qualquer outro motivo.

Pergunte se a pessoa com quem está a falar tratará pessoalmente do seu caso, ou se este será entregue a um investigador interno, ou subcontratado. Deseja saber quem irá tratar da sua informação pessoal e confidencial, e como. Um bom investigador irá percorrer um longo caminho para proteger a sua confidencialidade e as informações que partilhou, mesmo que as coisas corram mal, ou quando confrontado com ameaças ou prisão.

Ética
Procurar pistas ao entrevistar potenciais candidatos. Se ouvir algo que sugira práticas desonestas, utilização de equipamento ilegal, comentários desrespeitosos sobre clientes ou colegas anteriores, ou referências paternalistas ou depreciativas em relação a mulheres, minorias ou animais, pense duas vezes antes de revelar informações sensíveis ou dar o seu dinheiro. O que é que um tal investigador ou a agência terá a dizer ou fazer sobre si, o seu caso e a informação que lhe foi confiada? O que acontecerá se as coisas correrem mal? Deseja alguém que não o despeje no meio, que não o arranque e que conduza todas as actividades de investigação e comerciais tendo em mente os seus interesses, respeitosa e profissionalmente.

Não é raro que muitos investigadores cheguem atrasados ao local, saiam durante um turno, ou vejam filmes, leiam ou estejam ocupados com as suas vidas pessoais no veículo enquanto estão a ser vigiados, e assim percam as actividades do sujeito. Há também aqueles que afirmam ter entrevistado ou vigiado o sujeito ou a testemunha, mas na realidade estavam noutro caso ou a fazer recados. Finalmente, há mesmo aqueles que, após receberem o seu dinheiro, irão à parte investigada e oferecer-se-ão para engendrar o caso por outra taxa.
Habilidades pessoais e profissionais
Uma vez que partilhará informações sensíveis, quer estar a lidar com uma empresa em que pode confiar e ter uma boa relação com ela. O investigador deve ter capacidades de comunicação eficazes, compreender a sua situação, manter contacto visual, e deve sentir-se à vontade para lidar com ela ou com ele. Se se sentir pressionado, ameaçado ou intimidado, não hesite em procurar noutro lugar.

Reputação e Referências
Verificar a reputação da agência ou do investigador online, através dos meios de comunicação social, filiações e filiações profissionais, aplicação da lei e comunidades jurídicas. Não tenha vergonha de pedir referências de clientes anteriores, colegas ou advogados. Embora a privacidade da maioria dos clientes seja normalmente um problema, se a agência já existe há alguns anos, podem encontrar alguém com quem se possa falar.

A licença e reputação de um investigador depende dos clientes que ele ou ela escolher. Portanto, esteja preparado para que um bom investigador faça também uma verificação rápida dos seus antecedentes, para se certificar de que é quem afirma ser, e de que não está a solicitar serviços para fins ilegais ou maliciosos.

Habilidades de Redacção de Relatórios
Poderá provavelmente avaliar as capacidades de redacção de relatórios da empresa, avaliando o seu website e o conteúdo dos meios de comunicação social, brochuras, e cartões de visita. Os erros ortográficos e gramaticais podem indicar uma má capacidade de escrita. Os relatórios devem apresentar apenas provas factuais, conter imagens relevantes (se as houver), e ser claros e precisos. Não deve haver opiniões ou qualquer outra informação inútil. Qualquer fraqueza no relatório será atacada pelo advogado e juiz da oposição, e pode arruinar o seu caso.

Equipamentos
É raro que uma investigação bem sucedida ocorra sem a utilização de quaisquer engenhocas especiais ou dispositivos electrónicos. Informe-se sobre o equipamento específico que o investigador irá utilizar. Certifique-se de que é de boa qualidade e que é legal de utilizar. Não quererá que o seu caso seja atirado para fora do tribunal ou fazer as primeiras páginas dos meios de comunicação locais porque foi utilizado um dispositivo proibido no processo. Um bom investigador terá uma muda de roupa, adaptar-se-á facilmente a um ambiente particular, e poderá contratar um associado com um conjunto de competências específicas, bem como idade, sexo, perícia e equipamento adequados.

Honorários
Os serviços de investigação são normalmente cobrados à hora, embora por vezes ou para certos serviços possa ser uma taxa fixa. As tarifas podem variar de uma agência para outra, e podem variar no mínimo entre $55/h até $375/h, dependendo do tipo de serviços prestados. As taxas podem também incluir taxas administrativas, tempo de viagem, custos de veículo, quilometragem e portagens, aluguer de equipamento e custos de telefone, reembolso de hotel e
refeições, taxas de redacção de relatórios e pesquisa de documentos, taxas de comparência em tribunal, etc. 


bottom of page